investigação

Operação Lava-Jato: Justiça nega recurso de Eduardo Cunha

Da redação

Foto: Giuliano Gomes (Divulgação)

A Justiça Federal negou nesta quinta-feira o recurso da defesa do ex-deputado federal Eduardo Cosentino da Cunha em ação criminal fruto da Operação Lava Jato.

A defesa tentava reverter a negativa de admissão de outro recurso no processo, o de "embargos infringentes e de nulidade".

Justiça condena mulher a prisão por maus-tratos contra cachorra e abandono

Em março de 2017, o ex-deputado foi condenado a 15 anos e quatro meses de prisão, considerando-o culpado pelos crimes de corrupção passiva, evasão fraudulenta de divisas e lavagem de dinheiro, denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF).

O ex-deputado recorreu. A Justiça, em novembro do ano passado, julgou a apelação criminal e manteve a condenação, mas diminuiu o tempo de pena para 14 anos e seis meses de prisão.

A defesa de Cunha, em abril deste ano, entrou com outro recurso alegando divergências nas argumentações e também na fixação do tempo de pena por parte dos três desembargadores federais que compõem o órgão colegiado responsável pela decisão. Com esse recurso, o político procurava uma condenação que lhe fosse mais favorável.

A Justiça novamente negou o recurso. Contra essa decisão, o a defesa de Cunha interpôs, em junho passado, um "agravo regimental" pleiteando a revisão da aceitação dos embargos ao seu favor.

Operação Lava-Jato: Justiça mantém condenações de ex-servidor da Petrobras e ex-diretor de empreiteira

No julgamento desta quinta, a Justiça decidiu, por maioria, negar o recurso. De acordo com o judiciário:

- Tem entendimento assente de que a mera ressalva de fundamentação não constitui divergência entre julgadores, apta a ensejar a interposição de embargos infringentes (...) "a análise da existência de voto favorável ao réu, a ensejar a interposição de embargos infringentes, cinge-se à sua conclusão e não à fundamentação, sendo inviável o acolhimento de apenas parte do voto vencido, como pretende o ora agravante - disse.

Ainda cabe recurso de embargos de declaração.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça nega Habeas Corpus a Beto e Pepe Richa Anterior

Justiça nega Habeas Corpus a Beto e Pepe Richa

Dona de casa faz reclamação após cair em buraco de calçada em Santa Maria Próximo

Dona de casa faz reclamação após cair em buraco de calçada em Santa Maria

Geral